Notícia

Profissionais do FIT palestram em eventos universitários

Profissionais do FIT palestram em eventos universitários
Um dos compromissos que o FIT assumiu perante a comunidade é compartilhar o nosso vasto leque de conhecimentos nas diversas áreas da tecnologia. Por isso, temos grande prazer em participar de eventos acadêmicos pelo Brasil.
 
Pedro Silva, do laboratório de RFID palestrou na I Semana de Engenharia do Instituto Federal de Minas Gerais.

O tema de sua apresentação, “RFID na cadeia logística e habilitadora de IoT”, teve o objetivo de explicar aos alunos o que é e como funciona a tecnologia de identificação por radiofrequência. Para melhor ilustrar sua aplicação na prática, a palestra contou também com a demonstração de casos de sucesso desenvolvidos pelo instituto, especialmente os relacionados à logística e à cadeia de suprimentos.

Pedro encerrou sua participação no evento explicando sobre a importância do RFID na construção das plataformas de IoT - Internet das Coisas - um assunto que está deixando de ser apenas uma ideia para se tornar realidade. 


No início deste mês de novembro, João Luiz, do Laboratório de Robótica do FIT, palestrou aos estudantes presentes na IV Semana das Engenharias da UNISO.

Em sua apresentação, João falou sobre o software NI LabVIEW e a sua utilização em sistemas automatizados com o objetivo de mostrar ao público presente o potencial dessa ferramenta e como aproveitar ao máximo as funcionalidades que ele oferece.

Para ilustrar o tema e estimular o interesse dos estudantes, o palestrante explicou como o FIT utiliza o NI LabVIEW nos projetos que desenvolvemos em nosso dia a dia.

No mesmo evento, o nosso profissional do Laboratório de Software, Rafael Machado, palestrou para estudantes de Ciência da Computação da universidade.

Rafael explicou aos alunos o que é UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) - uma especificação que define a interface de software entre o sistema operacional e o firmware da plataforma  – e como esse sistema substituiu a antiga BIOS.
 
Falando um pouco da Jornada Acadêmica de Tecnologia da UNIP, que aconteceu na segunda quinzena de outubro, nosso Gerente de Projetos e palestrante do evento,  Joubert Dini, falou sobre o modelo SCRUM, uma metodologia Ágil bastante utilizada em nosso instituto nos projetos de software. Segundo membros da organização, estavam presentes estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Automação Industrial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.
 
Em todos os casos, pudemos perceber através das várias perguntas feitas durante e após as apresentações o grande interesse que os jovens universitários possuem pelas tecnologias que o FIT cria e desenvolve.
  • Enviado por: Communication & Marketing