Data Intelligente

Com as mudanças constantes de mercado e a complexidade dos sistemas que teremos no futuro, a tomada de decisões de forma rápida e precisa será um fator diferencial entre as empresas. Nesse contexto, a aplicação dos conceitos fundamentais da Ciência de Dados e suas ferramentas (com destaque a Aprendizado de Máquina), se torna fundamental para auxiliar nas decisões estratégicas baseadas na análise dos dados, possibilitando a redução de falhas, aumento de produtividade, redução de prazos e custos operacionais.

Como o Data Intelligence funciona

A Ciência de Dados e suas metodologias oferecem um conjunto de ferramentas que podem ser aplicadas nas tarefas diárias, seja em ambiente externo ou interno, possibilitando a automatização de processos e execução de atividades com maior simplicidade. Entre os principais benefícios, podemos destacar: preditividade, aumento da automação, aumento da automação, mais comodidade para o dia a dia e redução de custos operacionais.

Soluções de Data Intelligence

Soluções ao seu alcance

Análise de dados tradicional

As técnicas de Business Intelligence (BI) que monitoram, reúnem e organizam dados (também conhecida como Descriptive and Diagnostic Analytics). Analisam ações ocorridas no passado, identificam novas oportunidades e implementam estratégias baseadas nos dados.

Deep learning

Processamento de Imagens ou Reconhecimento de Padrões – Sistema que requer um grande volume de dados para que modelos executem satisfatoriamente suas tarefas complexas de registro. E, em alguns casos, são necessários milhões desses dados para que o desempenho do sistema se torne similar ao nível de um ser humano especialista no dominio do problema. Destacam-se as chamadas redes neurais artificiais e suas variantes nessas soluções.

Reduzindo custos e prazos

Outra área de aplicação é no setor de logística para reduzir custos com previsões e orientações comportamentais em tempo real. Técnicas de IA como estimativa contínua podem agregar valor substancial neste segmento. A inteligência artificial, assim, pode otimizar rotas de tráfego de entregas, racionalizando o uso de combustível e encurtando prazos.

Eficiência

Processar grandes quantidades de dados é extremamente complicado para qualquer ser humano. No entanto, é possível desenvolver algoritmos inteligentes e fundamentados nos princípios de Big Data que permitem às máquinas fornecer insights sobre os conjuntos de dados de negócio.

 

Aumento da automação

A inteligência artificial já contribui e ainda contribuirá muito para o aumento e melhoria da automação de distintas tarefas. Algumas atividades, como classificar itens, conferir estoques, prever tendências e entregar produtos, serão executadas com maior grau de precisão. Dessa forma, as empresas podem manter seus serviços com alta qualidade, independentemente da sua área de atuação.

Segurança

Ferramentas de reconhecimento por voz ou facial já são usadas em diversos setores, além de estarem presentes em muitos aparelhos eletrônicos. Os avanços tecnológicos permitem, ainda, detectar e reconhecer faces parcialmente cobertas ou modificadas (mesmo que eles estejam de boné, óculos escuros ou lenços).

Mecanismos de reconhecimento de voz também conseguem ter uma boa taxa de acerto ao avaliarem a transcrição de uma conversa. Isso mostra que a segurança está consideravelmente mais aprimorada pela inteligência artificial.

Agilidade

Nas empresas, os dados se espalham entre os diferentes setores do negócio. Assim, a inteligência artificial ajuda a construir uma conexão mais coesa entre as diferentes áreas, ao mesmo tempo em que mantém a agilidade.

Com os algoritmos automatizados, acumular e processar essas informações dispersas requer quase nenhum esforço manual. Ou seja, a tecnologia é aplicada para entregar soluções ágeis e inteligentes para o negócio.

Atendimento automatizado ao cliente

Os chatbots são softwares capazes de conversar com o consumidor por meio da troca de mensagens. Geralmente, são instalados em programas específicos de atendimento ao cliente — no próprio site da empresa —, mas também podem ser usados diretamente nas redes sociais.

O robô auxilia o usuário em várias questões, como na solução de dúvidas relacionadas aos produtos ou na solicitação de assistência. Caso não consiga ajudar, o chatbot redireciona o atendimento para o setor responsável.

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